Categories: NotíciasTransporte

Ribeirão Preto testa biometria facial nos ônibus urbanos

Em Ribeirão Preto está em fase de testes uma tecnologia para implantação da biometria facial nos ônibus urbanos, tal tecnologia está sendo testada pela Transerp (empresa que administra o trânsito e transporte no município), e pelo Consórcio Pró-Urbano. Os testes estão acontecendo desde o dia primeiro de agosto em ônibus equipados com câmeras de alta definição, que tiram seis fotos do passageiro no momento que ele vai passar pela catraca, a partir daí ele faz análise de vinte e seis pontos do rosto para verificar se o cartão é do passageiro ou ele está sendo utilizado indevidamente. 
Sistema tira 6 fotos do passageiro. (Imagem: Carlos Natal / Divulgação Secom)


O sistema ainda está em fase de testes, portanto apenas um grupo de pessoas participam. A ideia é que em caso de utilização indevida o cartão do usuário seja bloqueado em um ou dois dias. Alguns cartões exigem requisitos para utilização como é o caso do cartão de gratuidade e do cartão de estudante, dessa forma será possível trazer mais segurança para o transporte público sem comprometer a sua eficiência.

Até o final do mês de Agosto a Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte de Ribeirão Preto) e o consórcio devem decidir qual será a tecnologia utilizado no sistema. Além do reconhecimento facial também está sendo testado o reconhecimento através da impressão digital. Os testes estão acontecendo em quatro ônibus da linha Marinceck e por enquanto apenas grupos de idosos e pessoas cadastradas servem como participantes do teste.

A biometria facial não bloqueia o cartão imediatamente como a leitura através da impressão digital, no entanto o reconhecimento facial tem se demostrado mais eficiente. Até porque a impressão digital pode atrapalhar o reconhecimento de pessoas que trabalham com produtos químicos, além de demorar mais tempo para identificação.

Após a fase de testes e definido qual será o modelo implantado no município, a Pró-Urbano tem doze meses para implantá-lo nos 345 ônibus das 118 linhas do transporte urbano de Ribeirão Preto. Segundo a Pró-Urbano os equipamentos utilizados nos testes foram cedidos pela empresa que faz a bilhetagem, por enquanto ainda não há informações sobre o investimento necessário para a compra e instalação em todos os ônibus.

Redação

Recent Posts

  • IPTU
  • Segunda Via

Emissão da segunda via do IPTU Ribeirão Preto – 2ª via

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo cobrado anualmente pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto a todos…

7 anos ago
  • Documentos
  • Utilidade Pública

Resultado de Perícia do INSS pode ser consultado pela internet

Em Ribeirão Preto o segurado do INSS pode demorar até 30 dias para receber a carta com a decisão de…

7 anos ago
  • Documentos

Negociação de dívidas com a Receita Federal em Ribeirão Preto

Se tem uma coisa que não falta no Brasil é o pagamento de impostos, o brasileiro precisa pagar imposto para…

7 anos ago
  • DETRAN
  • Documentos

Entrega do Licenciamento pode ser rastreada pela internet

O prazo médio de entrega do CRLV do licenciamento é de 7 dias úteis, mas nos meses de Janeiro a…

8 anos ago
  • Utilidade Pública

Agendamento de atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto

Agendamento agiliza o atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto. O comparecimento sem o agendamento não garante o atendimento na…

8 anos ago
  • Habitação
  • Minha Casa Minha Vida

Ribeirão Preto ganhará 3 mil apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

MRV construirá 3 mil apartamentos do Minha Casa Minha Vida no Bairro Recreio Internacional em Ribeirão Preto para famílias com renda…

8 anos ago