Conseguir o primeiro emprego está mais fácil graças aos programas de intermediação de mão de obra. O Jovem Aprendiz por exemplo é um programa do Governo do Estado de São Paulo e tem o objetivo de promover a inclusão profissional de jovens entre 14 e 24 anos que não possuem experiência no currículo. Em Ribeirão Preto são oferecidas muitas oportunidades através de parcerias com as empresas e entidades. Se você está estudando e gostaria de arrumar o primeiro emprego na matéria de hoje falaremos sobre o cadastro pela internet no programa Aprendiz Paulista que foi criado para auxiliar os estudantes do Centro Paula Souza a ter o primeiro contato com o mercado de trabalho.
Inscrição pela internet
Os candidatos interessados devem ter entre 14 e 24 anos e estudar preferencialmente na rede pública e no Centro Paula Souza. A inscrição deve ser realizada por meio do site www.empregasaopaulo.sp.gov.br no quadro “APRENDIZ PAULISTA” é necessário efetuar um cadastro e preencher a ficha de inscrição, todo o processo é gratuito.
Existe uma lei que determina que as empresas de médio e grande porte devem destinar uma porcentagem das vagas para Aprendizes, Estagiários e pessoas que nunca trabalharam na vida. Por conta disso a procura por jovens aprendizes tem aumento muito nos últimos anos. Em Ribeirão Preto há bastante empresas procurando profissionais com esse perfil, idade de 14 a 24 anos e que esteja estudando.
A carga horária é compatível com a jornada de estudos do aprendiz. Eles recebem uma bolsa (salário) para o desempenho das atividades nas empresas e também devem contar com todo o apoio e treinamento durante os desempenhos das funções. Normalmente o contrato de aprendiz não ultrapassa os dois anos, no entanto muito aprendiz acabam sendo efetivado pelas empresas, por isso é importante que o aluno se esforce bastante.
Deixe uma resposta