O eleitor que deixou de votar ou justificar nas últimas três eleições corre um sério risco de ter o Título de Eleitor cancelado pelo Cartório Eleitoral de Ribeirão Preto, neste artigo vamos falar sobre o procedimento para solicitar a regularização do documento, pois sem o Título Eleitoral o consumidor fica impedido de emitir diversos outros documentos, além de não poder realizar matrículas em universidades, obter registro de emprego e assumir ou receber salário de cargo público.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu sítio na internet uma ferramenta que permite a consulta da situação atual do documento, tal ferramenta é gratuita e pode ser consultada por meio do número do título de eleitor ou do nome completo (pesquisa simplificada). Para consultar o status de seu documento acesse o site www.tse.jus.br, posteriormente selecione a opção “Situação Eleitoral”.
A partir daí o usuário será direcionado a uma página onde poderá escolher realizar a pesquisa através do número do Título de Eleitor ou do nome completo. A pesquisa pelo número do documento é mais precisa, mas se você não souber o número do documento pode realizar a busca utilizando a ferramenta disponível no próprio site.
REGULARIZAÇÃO DE TÍTULO DE ELEITOR EM RIBEIRÃO PRETO
O procedimento para regularização consiste no comparecimento do eleitor ao Cartório Eleitoral de Ribeirão Preto SP, a partir daí será realizado uma busca no documento do cidadão para descobrir qual o motivo que o levou a ficar em débito com a Justiça Eleitoral, o motivo mais comum é não ter votado ou justificado nos últimos turnos das eleições, neste caso será fornecido uma Guia para o recolhimento da multa.
A guia de recolhimento da multa (s) deve ser paga em qualquer banco ou Casa Lotérica, após efetuar o pagamento retorna-se ao Cartório Eleitoral de Ribeirão Preto para que seja dando continuidade a regularização do documento.
O Cartório Eleitoral do município fica na Rua Cerqueira César nº 333 no Centro de Ribeirão Preto, tal atendimento é feito em dias úteis, de segunda a sexta-feira das 12h às 18h, confira a localização no mapa abaixo:
Então para regularizar o documento o eleitor é forçado a comparecer duas vezes ao Cartório Eleitoral, pois infelizmente não é permitido o pagamento da taxa no próprio local. Não existe um prazo específico para que o eleitor retorne ao cartório para dar continuidade na regularização.
Deixe uma resposta